Currículo

 

Daniel Becker

Médico pediatra com experiência de 20 anos de consultório privado no Rio de Janeiro. Formado pela Universidade Federal de Rio de Janeiro, especialista em Homeopatia e mestre em Saúde Pública, na área de Promoção da Saúde. Médico do Instituto de Pediatria da UFRJ.

Treinamentos e cursos no Brasil, Estados Unidos, França, Israel, Tailândia e Inglaterra. Foi pediatra da organização Médicos Sem Fronteira em campos de refugiados na Ásia e fundou o CEDAPS, Centro de Promoção da Saúde em 1993 – ONG com forte atuação social em comunidades populares. Palestrante e consultor de órgãos governamentais, empresas e organizações internacionais. Esteve a trabalho em mais de 23 países.

Idiomas: português, inglês, francês, espanhol (fluentes); hebraico e esperanto.

Clínica pediátrica desde 1990

Biografia:

  • Graduou-se em Medicina em 1982, pela Universidade Federal de Rio de Janeiro, onde fez também a Residência Médica em Pediatria (Instituto de Pediatria da Universidade Federal de Rio de Janeiro, 1983-1985);
  • Três anos de treinamento em Pediatria Clínica, Medicina do Adolescente e Pediatria Social em Paris, França (1985 a 1987); em seguida, partiu para uma missão humanitária como pediatra da organização Médicos sem Fronteiras em um campo de refugiados cambojanos na fronteira entre a Tailândia e o Camboja (1988). Foi o único pediatra de um hospital que cobria uma população de 35 mil refugiados, atendendo diariamente cerca de 200 crianças, dispondo de pouquíssimos recursos. Um ano de intenso aprendizado profissional e humano.
  • Após a passagem por MSF, fez uma longa viagem pela Ásia, passando por Nepal, China, Indonésia, Tailândia e outros países.
  • Em seu retorno ao Brasil (1989), iniciou seu consultório pediátrico e voltou ao Instituto de Pediatria da UFRJ. Começou também um trabalho com saúde comunitária em favelas do Rio de janeiro. Fundou e dirigiu por 15 anos o Centro de Promoção da Saúde, ONG do Rio de Janeiro que tornou-se referência nacional em intervenção e pesquisa nos campos de Promoção da Saúde, prevenção do HIV/AIDS, saúde urbana, equidade, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário. O Cedaps criou em 2005 a Rede de Comunidades Saudáveis do Rio de Janeiro, hoje com 150 grupos comunitários que representam territórios onde vivem 1.4 milhão de pessoas.
  • Nesta época cursou a pós graduação em Homeopatia pelo IHB- RJ; e fez uma formação em Psicoterapia Transpessoal e meditação.
  • Estas formações diversas e intensa leitura, atualização e vivência nos campos da educação, nutrição, psicologia, saúde integral, consumo, vida alternativa e ecologia, todos relacionados à criança, ajudaram a compor a sua abordagem em pediatria integral.
  • Participou de diversos cursos na Suíça, França, Inglaterra, Israel e Estados Unidos; lecionou em cursos da Boston University e em seminários em 12 países. Participou de inúmeros congressos de pediatria e saúde pública.
  • Em 2001 concluiu o Mestrado em Saúde Publica na ENSP – FIOCRUZ com uma tese sobre amamentação e promoção da saúde;
  • Foi co-criador e pioneiro do modelo do Programa de Saúde da Família, e seu primeiro coordenador na cidade do Rio de Janeiro (1994 a 1998), participando ativamente das articulações para torná-lo política pública no Ministério da Saúde. O PSF atende hoje mais de 100 milhões de brasileiros;
  • Foi coordenador para a América Latina dos programas da Dreyfus Health Foundation (2001 a 2007), iniciando, supervisionando e articulando iniciativas de promoção da saúde, saúde da criança e desenvolvimento comunitário em El Salvador, República Dominicana, México, Peru, Nicarágua e Costa Rica;
  • É fellow da Ashoka, organização mundial de apoio a empreendedores sociais, desde 2002.
  • Participou de inúmeros congressos, conferências, seminários e workshops em Promoção da Saúde e Saúde da Criança no Brasil e no mundo, tendo recebido vários prêmios. Foi consultor da Comissão Internacional sobre Determinantes Sociais da Saúde, da Organização Mundial da Saúde. Foi colaborador da UNICEF e da União Internacional de Promoção da Saúde;
  • Já esteve a trabalho em mais de 23 países dos cinco continentes.
  • Conferencista reconhecido internacionalmente em temas como Saúde da Criança e da Família; Cuidados com nossos Filhos; Entre Pais e Filhos (comunicação, emoção e comportamento infantil); Criança, Família e Sociedade; Novas Visões da Saúde;  Saúde e Sustentabilidade e outros. Conferências realizadas em congressos, seminários, universidades e convenções no Brasil, Canadá, Estados Unidos, Argentina, México, Peru, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Polônia, Inglaterra, Suíça, França, Índia, Quênia, Tanzânia, Austrália, Israel, Jordânia e muitos outros.
  • Publicou vários artigos e capítulos de livros em periódicos nacionais e internacionais. Em 1985 publicou O que é Adolescência pela Editora Brasiliense, que já vendeu mais de 80.000 cópias
  • Prêmios recentes: “Mais Admirados da Medicina no Brasil” – Análise 2008, Prêmio Urbanidade 2009 do Instituto dos Arquitetos do Brasil e Urban Health Champion, da International Society of Urban Health.

Atua também como Palestrante e Consultor de empresas, fundações e agências governamentais e internacionais: Danone, Embraer, Embratel, Fundação Dom Cabral, UNICEF, OMS, Dreyfus Health Foundation, Ministério da Saúde e outros.

Alguns de seus temas e áreas de intervenção: Saúde da Criança e da Família; Saúde e Sustentabilidade; O Futuro da Saúde; Determinantes Sociais da Saúde; Saúde e Qualidade de Vida nas Empresas; Nossos Filhos e o Trabalho.

 

Daniel Becker is a pediatrician trained in Rio de Janeiro and France, and holds a Masters in Public Health. In his pediatric practice, he affiliates to the field of Integrative Pediatrics: an approach that sees the child broadly, in the context of his/her family, city, culture (local and original), social condition, environment; builds solutions together with the family, respecting its views and ideas; and proposes the best possible approach to each situation, drawing from conventional medicine, vaccines and antibiotics when needed, and from alternative medicines and nutrition and other fields when appropriate. 

His main areas of expertise, in addition to Child Health,  are Health Promotion, Community Development, Primary Health Care, Health and Sustainability. After working with Doctors without Borders in Cambodian refugee camps, he founded CEDAPS (Center for Health Promotion) in 1993, today a national and international reference in research and intervention in the health field. He pioneered and helped to create the Family Health program, which now covers 100 million Brazilians with comprehensive primary health care. He was the coordinator for Latin America’s programs of the Dreyfus Health Foundation (2000-2007), initiating, supervising and coordinating health promotion, child health and community development initiatives in El Salvador, Dominican Republic, Mexico, Peru, Nicaragua and Costa Rica, and participating in workshops in several countries. An Ashoka fellow since 2001, he is a consultant in Brazil and abroad for companies, national and international agencies such as WHO and UNICEF. He is a well known speaker and has published several book chapters and articles in Health Promotion.