Novo curso na Casa do Saber: Consumismo Infantil

20.02.2014
, , , , , , , , , , , ,  - 

Agora é oficial: estarei num curso junto com a psicóloga Laís Pereira e o jornalista André Trigueiro na casa do Saber do Rio, em abril. O tema é o consumismo infantil – um tema atual e uma discussão necessária.

Da ementa que escrevemos:

“O consumismo vem se tornando uma marca da vida contemporânea. Assumindo formas e intensidades que tangenciam uma patologia individual e social, ele se torna cada vez mais onipresente, mais obsessivo, mais fútil, substituindo formas saudáveis e plenas de realização pessoal por uma “salvação pelo ter” que acaba não preenchendo os “vazios”.

Ainda em desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, as crianças não ficam fora dessa realidade: com sua posição social hipervalorizada, são elas hoje que muitas vezes ditam a maior parte do que uma família vai consumir. São, portanto, alvos preferenciais (e extremamente frágeis) em uma sociedade de consumo. E sofrem cada vez mais cedo as graves consequências do consumismo na infância: obesidade infantil, erotização precoce, consumo de tabaco e álcool, estresse familiar, diminuição do brincar, afastamento da natureza, futilidade, banalização da violência, entre outras.

Como proteger nossas crianças e oferecer a elas valores apropriados para uma vida com mais sentido, consciência e saúde? A ideia desse curso é promover um mergulho no universo infantil e na sua mercantilização, além de pensar saídas e soluções educativas, sustentáveis e saudáveis para nossas crianças, orientando-as para o consumo consciente e para uma atuação social mais justa”.

O link:

http://rj.casadosaber.com.br/cursos/mamae-eu-quero-o-consumismo-infantil/mais-informacoes

Adoraria ver vocês por lá.

Compartilhe !