Tosse? Prazer em curar…

05.12.2011
, , , , , ,  - 

Você já tentou xaropes, ele cospe. Gotinhas, ele vira a cara. Nebulização, uma guerra…. e ele tosse. E acorda, e tosse. E você acorda.
Mas agora uma nova solução parece realizar o sonho de todas as mães: chocolate meio amargo é remédio para a tosse.
Pesquisa publicada no Jornal da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental (FASEB), uma coalizão de cientistas biomédicos comprometida com a promoção da saúde através da pesquisa científica

A tosse é um reflexo saudável de proteção – uma maneira do organismo se livrar de secreções danosas, de se proteger e se curar de infecções. Mas às vezes a tosse pode interferir com outros elementos importantes para a saúde, como o sono. Às vezes as crianças tossem mais do que seria útil para elas, e os pais procuram alívio em medicamentos. Nos Estados Unidos, mais de US $ 2 bilhões de dólares são gastos anualmente em anti-tussígenos livres de receita. A evidência de que os benefícios destes superam os efeitos colaterais são inconclusivas.

Em pesquisa do National Heart Lung Institute de Londres, a teobromina, componente do chocolate, foi comparada à codeína, supressor da tosse derivado da morfina. A teobromina foi 33% mais eficaz, evitando tosse por 4 horas, e sem efeitos colaterais.

Antes de correr para o supermercado, lembre-se que esta solução mágica seria eficaz em reduzir a tosse irritativa, não em combater sua causa. É claro que se seu filho apresentar uma tosse encatarrada, persistente ou com qualquer sinal de mais gravidade, você deve procurar um pediatra.

Cerca de 50 gramas de chocolate amargo (em torno de 80% de cacau) seriam correspondentes à dose utilizada em adultos nos estudos. Menos da metade disso deveria funcionar em crianças. Chocolate ao leite não seria tão eficaz, pois tem muito menos teobromina. Estudos têm mostrado que essas quantidades de teobromina não parecem interferir com o sono. Então, porque não tentar? Certamente a guerra vai ser mais suave… e talvez a noite mais agradável – e não esqueça de escovar os dentes depois do chocolate!

Compartilhe !